
PRESIDENTE DA BB CONSÓRCIOS É SÓCIO OCULTO DA REGISTRADORA NCK. PODEM ESCONDER O JOGO, MAS O MERCADO REVELA…
CAIU COMPLIANCE, CAIU SÓCIO OCULTO, CAIU CREDENCIAMENTO NA BAHIA…
A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje a “Operação Consórcio 200” que vai investigar possível gestão fraudulenta na BB Consórcio, do Banco do Brasil. Segundo nota da PF, cerca de 20 polícias federais cumprem oito mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná e no Distrito Federal.
A PF informou que inquérito policial, instaurado em 2021, teve origem após encaminhamento pelo próprio Banco do Brasil de notícia crime após auditoria interna de duas operações de consórcio, no valor de R$ 100 milhões, aprovadas como consórcio de veículos, mas utilizada para outros fins. O pagamento inclusive não foi realizado regularmente, “o que obrigou o banco estatal a cobrir parte considerável do contrato”.
Ainda segundo o comunicado da PF, “a operação financeira pode ser caracterizada como gestão fraudulenta – crime contra o sistema financeiro nacional, apenada com reclusão de 3 a 12 anos e multa”.
Posicionamento Banco do Brasil
O Banco do Brasil informou que, assim que identificou irregularidades em sua subsidiária, comunicou as autoridades policiais, que iniciaram as investigações. O BB destaca, em nota, que “praticamente todos os valores envolvidos nas irregularidades foram recuperados pela BB Consórcios como resultado das medidas adotadas durante as apurações”.
“O BB continua contribuindo com as investigações e tem se colocado sempre à disposição das autoridades competentes”, acrescenta a nota.
As irregularidades na subsidiária BB Consórcios foram identificadas pelo sistema de auditoria do Banco do Brasil, em 2020, segundo o banco.
O banco explica ainda que, em agosto de 2020, destituiu os executivos da BB Consórcios investigados e
nomeou novos gestores para facilitar a apuração completa dos fatos e
dar continuidade à gestão da empresa. “Todo esse esforço do BB teve
relevante contribuição para o avanço das investigações pelas autoridades
policiais”, diz.
* Com informação do Valor PRO, serviço em tempo real do Valor Econômico.