10 de dezembro de 2025

O FISCALIZADOR

Fiscalizando Detrans de todo o Brasil

ALIAS MANDA NOTA PARA PORTAL DE NOTICIAS DO PIAUÍ (ENQUANTO O DETRAN/PI PERMANECE SEM COMUNICAÇÃO)

TÍPICO DE ULTRADIREITISTA ADEPTO DA CENSURA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, CUJO OBJETIVO NÃO É CALAR, MAS SIM RESTRINGIR, MODERAR, BALIZAR O ACESSO E DIVULGAÇÃO DA VERDADE, BUSCANDO A DIVULGAÇÃO APENAS DO QUE LHE CONVÉM.

É AÍ QUE MORA O PERIGO…

Empresa credenciada pelo Detran-PI se pronuncia após suspensão de outras registradoras

Guilherme Freire

5–7

Política

Por meio de nota, a organização argumentou não ter protagonizado nenhum tipo de conluio ou práticas do tipo

Guilherme Freire – 5 de dezembro de 2025 às 16:54

A Alias Tecnologia S/A encaminhou nota ao OitoMeia esclarecendo matéria divulgada nesta quinta-feira. A empresa foi credenciada pelo Detran-PI como empresa registradora de contratos de veículos no Piauí, após a suspensão de várias outras empresas que estavam desempenhando a mesma função.

Detran-PI (Foto: Reprodução)

O caso foi alvo de questionamentos por parte de outras empresas em relação à rápida articulação da Alias, que foi a primeira a ser credenciada pelo departamento. Por meio de uma nota de esclarecimento, a empresa argumentou não ter nenhum envolvimento com “conluio” ou qualquer outra prática análoga.

A hipótese de algum favorecimento foi levantada por uma fonte que entrou em contato com o OitoMeia. O Detran-PI também fez contato e afirmou que as suspensões são regulares e as demais empresas estão sendo recredenciadas.

CONFIRA NOTA DA ALIAS:

“A Alias Tecnologia vem, por meio desta, esclarecer informações equivocadas veiculadas na matéria publicada pelo portal oitomeia.com.br, em 4 de dezembro de 2025, sob o título “Detran-PI suspende empresas que cuidavam de registro e vira caso de Polícia”.

A reportagem em questão apresenta interpretações incorretas e insinuações infundadas a respeito do processo de credenciamento da empresa junto ao Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), o que exige um posicionamento claro e responsável da nossa parte.

A Alias Tecnologia foi regularmente credenciada por meio de portaria publicada em edição ordinária do Diário Oficial do Estado do Piauí, respeitando todos os trâmites e exigências legais previstos em normativas estaduais e federais, incluindo a Resolução CONTRAN nº 807/2020 e a 1.016/2024. O processo seguiu os mesmos critérios aplicados a todas as demais empresas interessadas.

A empresa não iniciou qualquer operação no Estado do Piauí até o presente momento. O recredenciamento, por si só, não confere exclusividade, tampouco houve faturamento ou movimentação financeira decorrente da atuação no estado.

A Alias possui atuação consolidada em 17 estados brasileiros e é reconhecida por sua conformidade técnica e ética, sendo certificada por cinco normas ISO, entre elas a ISO 37001 (Sistema de Gestão Antissuborno) e a ISO 37301 (Sistema de Gestão de Compliance). Rejeitamos qualquer tentativa de vincular a empresa a favorecimentos, irregularidades ou conotações ideológicas.

Defendemos a liberdade de imprensa e o papel essencial do jornalismo responsável. No entanto, é fundamental que a apuração dos fatos ocorra com rigor, equilíbrio e compromisso com a verdade, especialmente quando estão em jogo a reputação de empresas idôneas e a confiança da sociedade.

Permanecemos à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários aos veículos de comunicação, órgãos públicos e à sociedade.

Sobre a Alias Tecnologia – Com duas décadas de atuação, a Alias Tecnologia é uma registradora especializada no desenvolvimento de soluções que otimizam processos financeiros para o setor automotivo, com foco em automação, inovação e eficiência. Suas plataformas integram segurança e agilidade, oferecendo soluções completas para o mercado de empréstimos e financiamentos.

A excelência da empresa em segurança e privacidade da informação, qualidade e governança corporativa é comprovada por cinco certificações: ISO 27001 (Segurança da Informação), ISO 27701 (Privacidade da Informação), ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 37001 (Antissuborno) e ISO 37301 (Compliance)”.

NOTA DA REDAÇÃO

O OitoMeia, como veículo de comunicação que atua com responsabilidade na apuração de informações divulgadas, recebeu a informação sobre a suspensão de registradoras que estavam credenciadas no Detran-PI de diversas fontes, assim como outros veículos de comunicação também receberam. Este veículo então buscou o outro lado, através do próprio Detran, mas não houve retorno até a publicação da primeira matéria. A informação de recredenciamento só repassada posteriormente à matéria inicial.

Desta forma, a publicação foi feita em conformidade com a liberdade de imprensa e com a liberdade jornalística, que estão asseguradas na Constituição Federal. O texto contém informações obtidas por meio de fontes jornalísticas sérias, cujo sigilo também é assegurado constitucionalmente. O OitoMeia esclarece que atua com base na ética, divulgando, com isenção, objetividade e responsabilidade, informações de interesse público.

FONTE: https://www.oitomeia.com.br/noticias/2025/12/05/empresa-credenciada-pelo-detran-pi-se-pronuncia-apos-suspensao-de-outras-registradoras/

O FISCALIZADOR - Todos os direitos reservados | Newsphere by AF themes.