10 de dezembro de 2025

O FISCALIZADOR

Fiscalizando Detrans de todo o Brasil

ALERTA URGENTE: Empresa ALIAS usa documentos falsos para avançar no CREDENCIAMENTO DETRAN-PI

Uma denúncia envolvendo a empresa ALIAS Tecnologia / ALIAS Teleinformática Ltda acendeu um alerta no setor de Registro de Contratos de Financiamento de Veículos (RCFV). Documentos apresentados pela empresa para comprovar experiência técnica junto a órgãos públicos têm divergido de informações oficiais emitidas por autarquias estaduais, levantando suspeitas sobre a veracidade dos atestados utilizados.

O caso ganhou força após a divulgação de um ofício formal do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (DETRAN/SE), datado de 2018, no qual a própria Autarquia afirma que:

A ALIAS nunca manteve contrato com o DETRAN/SE para execução de atividades de Registro de Contratos de Financiamento;

Não houve qualquer prestação de serviços pela empresa no âmbito desse sistema;

A única empresa oficialmente contratada e autorizada para operar o RCFV em Sergipe era a HD Soluções e Sistemas Ltda, conforme contrato e prorrogações legais vigentes;

Não existia credenciamento aberto que permitisse atuação de terceiros no período mencionado.

Apesar disso, a empresa ALIAS tem circulado documentos que alegam justamente o contrário: que teria fornecido tecnologia, software e mão de obra ao DETRAN/SE, mediante parceria com outra empresa. Esses atestados, entretanto, entram diretamente em conflito com o ofício oficial da Autarquia sergipana — documento público, emitido pela diretora-presidente do órgão, Luciana Cândida Deda Chagas de Melo.

A incoerência entre os documentos acendeu um sinal de alerta em diferentes setores públicos e privados que acompanham o tema. Especialistas apontam que a apresentação de atestados inconsistentes ou não reconhecidos pelo órgão emissor configura grave irregularidade, podendo gerar vantagem indevida em processos de credenciamento, licitação ou habilitação técnica.

A suspeita é de que tais documentos estariam sendo utilizados pela ALIAS Tecnologia para tentar se antecipar a empresas com histórico comprovado, especialmente agora que o DETRAN do Piauí avança na implementação de novas diretrizes para o Registro de Contratos e na análise de potenciais prestadores de serviço.

Diante das evidências documentais contraditórias, cresce a expectativa de que o DETRAN-PI solicite esclarecimentos formais ao DETRAN de Sergipe, bem como que realize verificação minuciosa da autenticidade dos atestados apresentados.

O caso deve repercutir nos próximos dias, à medida que novas informações e documentos forem adicionados ao debate sobre transparência, responsabilidade técnica e integridade nos serviços que envolvem o registro eletrônico de contratos de financiamento de veículos no país.

O FISCALIZADOR - Todos os direitos reservados | Newsphere by AF themes.